quinta-feira, 5 de abril de 2012

Deusa Lakshmi

A Deusa Lakshmi significa “boa sorte” para os hindus. A palavra ‘”LAKHSMI” é derivada da palavra “Laksya” do sânscrito, significando o “alvo”, o “objeto”.

Como todas as Deusas no panteão Hindu, Lakshmi tem muitas historias sobre sua origem. Uma delas conta, que o Rei dos Reis, Indra, certo dia, perdeu seus poderes e envelheceu. Um sábio nomeou um Deva menor para ir até Brahma em busca de uma solução. Entretanto, esse ultimo o conduziu até Mahavishnu (avatar de Vishnu) para um melhor aconselhamento. Vishnu sorriu ao ouvir o problema dos Devas (Deuses menores) e deu-lhes uma solução. Disse que deveriam agitar o poderoso oceano de leite e beber amrita, o elixir que os faria recuperar a juventude e a força. Mas tal feito não era nada fácil. Como chocalhar o oceano? Usando a montanha mandara e a serpente Vasuki. Os Devas então foram providenciar tudo. Mas a montanha Mandara necessitava de uma base para puxá-la. Então Vishnu transformou-se em uma tartaruga poderosa e serviu de base para a montanha. Colocaram ainda a serpente Vasuki em torno da montanha para protegê-la. Os demônios acordados com tanta agitação, também quiseram compartilhar o elixir. Os Devas como sabiam que não poderiam realizar a tarefa sozinhos, aceitaram a ajuda dos Asuras (demônios). Agitaram tanto o oceano até que seus braços se feriram e receberam então, quatorze presentes para à humanidade. A Deusa Lakshmi foi a última a emergir. Sentada sobre um lótus, era extremamente bela e encantou a todos. Os elefantes do céu derramavam gotas de água para refrescá-la. De acordo com a mitologia hindu, a terra inteira é mantida por quatro elefantes chamados Dik-gaj, onde “dik” significa o sentido e “gaj”, o elefante.
Lakshmi trouxe consigo o elixir, que faria reviver a força dos Deuses, escolheu então para ser seu consorte, Vishnu. Vishnu carregou Lakshmi do oceano até o céu e toda vez que ele desse na terra como um avatar, é acompanhado por um avatar de Lakshmi.
 

Quando Vishnu atravessou suas reencarnações, Lakshmi reencarnava com ele. Quando Vishnu se tornou Rama, Lakshmi tornou-se Sita. Quando ele virou Krishna, ele passou a ser Radha, a menina-vaca. Tais encarnações são chamadas de avatares. Calque será o nome do décimo avatar, no qual Vishnu aparecerá no fim da época presente no mundo, para destruir todos os vícios e malvadezas e restituir a humanidade, a virtude e a pureza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...