sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Tailândia e a sua religião




Os monumentos encantadores. A natureza gentil das pessoas. A cultura e a estética. Quase tudo que é genuinamente tailandês tem origem na fé deste povo.


Embora nunca tenha sido colonizada, a Tailândia adotou plenamente uma religião nascida na Índia. Muitos homens se tornam monges, pelo menos, por um curto período da vida. E talvez em nenhum outro lugar Sidharta Gauthama, o Buda, receba tantas homenagens.

Somente ao redor de Bangcoc existem 399 templos. O mais antigo deles, o Wat Pho, tem mais de mil estátuas.




O Buda reclinado é um monumento impressionante, todo folheado a ouro. Ao lado da estátua do Buda, é inevitável se sentir realmente pequeno. Da ponta dos pés até o topo da cabeça, são 43 metros. Ele é maior do que a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro e quase do tamanho da Estátua da Liberdade em Nova York.

Mas não é só o tamanho que impressiona. Nas solas dos pés, em madrepérola, estão esculpidos os 108 símbolos auspiciosos de Buda.


Buscando essa inspiração, os visitantes enfrentam uma longa fila para colocar moedinhas nos 108 potes de metal do templo.

São exatamente 108 moedas. E a gente deve colocar uma em cada pote. 108 é um número da sorte, um número considerado abençoado na Tailândia. O objetivo é garantir uma vida longa, 108 anos. Se dá certo, difícil dizer. Mas não custa tentar. É um ritual que acabou agregando um som típico a este santuário de paz e silêncio.

A reverência ao Buda, deve ser repetida três vezes. A primeira ajuda a nos proteger. A segunda tem o poder de trazer a purificação espiritual. E a terceira é para a comunidade budista.

Saiba ainda que, cada detalhe das estátuas tem um significado. A mão esquerda levantada, por exemplo, traz boa saúde. Mulheres que estão há 5 ou 10 anos casadas, sem filhos, vão buscar uma bênção para engravidar e milagres acontecem, acredite ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...