segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Corpo e Alma - Aromaterapia

 


Em nossa primeira edição de corpo e alma, iremos falar sobre Aromaterapia. Esperamos que vocês possam ter momentos relaxantes, e inspiradores, aplicando esta arte. 

A aromaterapia é a arte de usar as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais para promover a saúde e o bem estar do corpo, da mente, e das emoções.
Na aromaterapia usam-se os óleos essenciais, também conhecidos como essências, que são substâncias orgânicas muito voláteis obtidas das plantas.

A aromaterapia é considerada de maior utilidade nos tratamentos de doenças crônicas ou recorrentes. Surte efeito mais rápido em problemas de origem nervosa, como ansiedade, insônia e depressão. Mas quando as essências precisam penetrar na pele, em vez de serem inaladas, os benefícios costumam demorar um pouco mais para acontecer, como no caso de dores, artrites, problemas de pele. A aromaterapia é dividida em duas partes:


A Aromaterapia Fisiológica que atua no corpo físico, onde são aplicados os óleos essenciais através de massagens, banhos, compressas, inalações, para cura de doenças físicas.
A Aromaterapia Psicológica que atua no campo psicológico, onde as essências são usadas, através do olfato, para estimular um determinado quadro emocional, durante as sessões de terapias realizadas pelos aromaterapeutas

O campo medicinal da aromaterapia envolve um estudo profundo de como as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais podem ser aplicadas para atingir os órgãos e tecidos internos do organismo, promovendo a cura. Os óleos são aplicados no corpo através da pele, em forma de massagens direcionadas para determinadas condições internas do sistema neuromuscular. 
Confira alguns óleos de ação terapêutica importante para ajudar na manutenção da saúde:

Alfazemaanalgésico, antidepressivo, antiviral, cicatrizante, refrescante e relaxante.
Camomila - analgésica, cicatrizante, sedativa, antialérgico, anti-inflamatório.
Canela - analgésica, diurética e purificante.
Eucalipto - analgésico, expectorante e estimulante, anti-inflamatório
Jasmim - antidepressiva, antiespasmódico, afrodisíaco e sedativo
Lavanda - analgésica, antisséptica, cicatrizante e sedativa.
Rosa - adstringente, afrodisíaca, antidepressiva, sedativa.
Sândalo - antisséptico, afrodisíaco, anti-inflamatório, expectorante
Verbena - antiespasmódica, calmante, digestiva.


Como, até hoje, a aromaterapia não apresentou efeitos colaterais graves, acredita-se que é uma terapia adequada para as pessoas de todas as idades, e estamos convencidos de que ela é capaz de curar quase todas as doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...