sábado, 15 de setembro de 2012

Hanuman - O Deus macaco

No simbolismo hindu, um macaco significa a mente humana, que é sempre inquieta 
Este macaco-mente passa a ser a única coisa sobre a qual o homem tem o controle absoluto. Não podemos controlar o mundo em torno de nós, mas nós podemos controlar e domesticar a nossa mente por disciplina ardente. Não podemos escolher a nossa vida, mas podemos escolher a maneira como reagimos a ela. Em outras palavras, nós temos o poder de mudar a nossa forma de perceber a vida. E alterando nossas percepções da vida, nós temos o poder de mudar o nosso mundo. 


Quando Hanuman entra na vida de Rama, ele muda de mundo de Rama. Ele transforma uma crise (a perda de Sita) em uma oportunidade (livrar o mundo de Ravana). Ele transforma a vítima em herói. 
Assim, Hanuman não é um macaco comum. 
Enquanto embarcar em busca de Sita, os macacos foram confrontados com o vasto oceano que fica entre eles e Lanka. Eles se perguntou como fariam seu caminho através de um obstáculo tão poderoso. Alguém sugeriu então, que Hanuman saltasse e atravessasse o mar. Mas Hanuman era duvidoso, "Eu não posso fazer isso", disse ele. Naquele momento, um dos  companheiros de Hanuman lembrou os incríveis poderes adormecidos dentro dele. Hanuman instantaneamente recuperou a memória de sua força divina e ele saltou com sucesso através do oceano. 
Assim, nossa mente também precisa ser lembrada de seu potencial divino e do fato de que pode alcançar alturas fenomenais, desde que acredite na sua capacidade de realizar a tarefa em questão. 
Verdadeiramente Hanuman é um símbolo da mente perfeita, que encarna o maior potencial que pode alcançar.
De acordo com os textos Védicos ele foi um personagem de muita influência no épico milenar Ramayana, onde lutou com os exércitos de demônios que assolavam a ilha de Sri Lanka, hoje conhecida como Ceilão. 
Hanuman – o rei dos macacos – resgatou a princesa Sita das garras do poderoso rei-demônio Ravana, que queria conquistar todo o céu. Hanuman ficou conhecido por sua inigualável força, sua coragem sem limites, sua lealdade e eterna devoção ao rei Ramachandra – a reencarnação de Vishnu (o sustentador do universo) que atuou como um rei perfeito. 


As Vezes ele pode ser visto abrindo o próprio peito para mostrar que Sita e Rama realmente residem em seu coração. 


Ele pode ser visto também carregando uma enorme montanha na qual existiam as ervas necessárias para salvar Lakshmana, o irmão do rei Rama, que tinha sido ferido em combate. As lendas dizem que Hanuman possuía vários poderes místicos tais como tornar-se gigantesco ou minúsculo e voar como o vento. Ele é o filho de Vayu – o deus do vento, o ar da respiração e um dos deuses principais dos planetas superiores.

Hanuman é o deus da casta dos Kshatryas (guerreiros e admiradores). Representa muita força e coragem nas batalhas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...