segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O Quilin anuncia a boa sorte

 

Apesar de todo o mundo está familiarizado com os dragões e as Phoenix, há muitas outras criaturas fantásticas no bestiário chinês mitológico. 
Hoje apesento a vocês o Quilin ou Ch'i-lin (AKA o "unicórnio chinês"). 
Raramente visto na terra por causa de sua bondade, pureza e nobreza, a aparência de um Quilin diante dos olhos mortais anunciaram boa sorte prodigiosa. Quilins supostamente só visitar a terra para pressagiar o nascimento dos maiores sábios e governantes ou para sinalizar o advento de um salto prodigioso para a frente.

Como muitos outros animais místicos, o Quilin é uma hibridização selvagem de outras criaturas: é descrito tradicionalmente como tendo a cabeça de um lobo com um chifre único (embora às vezes é retratado com chifres), o corpo de um veado multicolorido coberto com escamas de peixe, os cascos de um cavalo, e a cauda de um boi. Sua voz soa como sinos encantadores. O Quilin é mais conhecido por sua gentileza e bondade. Ele recusa-se a prejudicar qualquer coisa viva. No entanto, o Quilin poderia ser feroz na defesa dos justos e inocentes e às vezes é mostrado coberto de chamas mágicas. 


Genghis Khan disse ter testemunhado um Quilin exatamente como ele estava prestes a conquistar a Índia. Embora a criatura se curvou educadamente para o grande conquistador, sua mensagem era clara, e Genghis Khan cancelado seus planos para subjugar o subcontinente.
Os budistas o chamam de cavalo dragão e reverenciam-o partindo da crença de que ele carrega o livro das leis de Buda em suas costas. Confucionistas acreditam que um Quilin apareceu a mãe do sábio pouco antes de ele nascer e falou uma linha de santa profecia para ela. 

Penso que não houveram muitos avistamentos Quilin. Alguns devotos religiosos de mente chineses acreditam que isso é porque o mundo tornou-se completamente degradado (embora até mesmo para criaturas fictícias, quilins sempre foram raros). Talvez um Quilin esteja pronto para aparecer novamente em algum lugar improvável onde alguma alma sábia vira ao mundo e reinara em uma nova era de ouro. 


Espero que só de olhar para a semelhança do Quilin lhe traga boa sorte!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...