sábado, 1 de dezembro de 2012

Pedra do mês de Dezembro: Turquesa

A Turquesa é a pedra do mês de Dezembro e também a gema do 11º aniversário de casamento.
As suas cores vão desde o azul celeste ao azul esverdeado.


O nome Turquesa quer dizer Turca porque as primeiras gemas a aparecer na Europa vieram da Turquia. As de melhor qualidade são encontradas no Nordeste do Irã (Turquesa pura). Contudo, o Sudoeste dos Estados Unidos é o líder mundial de extração de desta gema.
A turquesa era considerada a pedra nacional da Pérsia e usada intensamente na decoração de objetos.

A raridade e valor estão associados a sua forma e cor que, por sua vez, dependem da composição da gema. “Cada gema de turquesa é única. As azuis são mais valorizadas que as verdes por terem menor ocorrência, mas a cor é influenciada pelos outros minerais que estão presentes no solo e na pedra. A azurita é uma pedra de cor azul, a malaquita é verde e ambas podem ser encontradas misturadas com a turquesa, que, certamente, é a gema mais interessante encontrada, no momento, na região amazônica”.


Tem a capacidade de absorver sentimentos negativos que podem vir a seu portador. Sua cor muda quando o portador está doente ou quando algo desagradável está para acontecer. Protege contra poluição do ambiente. Pedra sagrada para o Budismo Tibetano. Grande poder de cura, símbolo do mar e céu, protege contra choques de acidentes violentos.

Pedra dos signos de: Peixe, Virgem e Libra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...