quarta-feira, 14 de agosto de 2013

FESTA DE PURIM

Como todos sabem aboro as festas judaicas a festa de purim e uma das festa mais alegres e bonitas que ja conheci.

Purim é uma das festas mais alegres no calendário judaico. Ela celebra um tempo em que o povo judeu, vivendo na Pérsia, foi salvo do extermínio. Ela nos lembra que, não importam as adversidades, o Eterno sempre olhará por nós.

A palavra “Purim” significa “lotes” ou “sortes”, numa referência à loteria feita por Haman para determinar a data do massacre do povo judeus na Pérsia.

É também costume judaico jejuar antes de Purim, numa alusão ao jejum de três dias feito por Hadassa (Ester) em preparação para entrar na presença do rei.

É também tradição fazer Tsedaka (caridade) aos pobres durante este festival. E presentearmos um amigo, familiar, ou mesmo uma pessoa necessitada, com um prato de comida, ou com uma porção bebida. Esta tradição é conhecida como “shalach manot” (literalmente: “enviar porções”).


Purim é uma ocasião festiva onde devemos nos lembrar de dois fatores fundamentais. O primeiro é o de que o Eterno é o nosso Redentor, que nos livra das garras do inimigo. O segundo é que, mesmo quando parece estar muito distante, o Eterno está sempre cuidando de nós, e nos auxiliando nos momentos de tribulação.

Ao mesmo tempo em que podemos comemorar o dia em que a tristeza foi transformada em alegria, origem da Festa de Purim, podemos também, profeticamente, celebrar o Grande Banquete, quando a Igreja, o Corpo do Messias, estará com o próprio Yeshua se desposando para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...