quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pedra do mês de Junho: Pedra da lua

 Pedra da lua

Ágata

Assim como a pérola e a ágata, o mês de junho também é o mês da pedra da lua, que pertence ao grupo dos feldspatos, que compõem a maior parte das rochas na crosta terrestre. Por isso, ela nunca atingiu grande valor comercial, junto com suas primas pedra do sol e labradorita. Para completar, seu melhor formato, aquele que garante seu brilho especial, é o cabochão, que também já foi relegado a um segundo ou terceiro plano nas joalherias faz muito tempo.
Na Índia, a pedra da lua é considerada uma pedra sagrada, e consequentemente, muito utilizada na joalheria. Ela representa a energia da lua, da feminilidade. Por isso, é associada às emoções e ao sub-consciente. Dizem que usa-lá acalma a mente, diminui o stress e a ansiedade, dá acesso ao significado oculto dos sonhos e aumenta o poder de sedução.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Pedra do mês de maio - Esmeralda

A esmeralda é a pedra do mês de maio e também é a gema do aniversário de 20 e 35 anos de casamento.


A esmeralda é uma das mais caras gemas e o seu nome vem do grego (as mais caras são as verde puro).
Gema importante desde a antiguidade, quando foi escolhida pelo profeta Moisés como uma das 12 pedras preciosas que simbolizavam no peitoral de Aaron (em ouro maciço e cravejado de pedras preciosas) cada uma das tribos de Israel.

Esmeralda bruta

As esmeraldas pertencem à família do berílio e caracterizam-se muitas vezes por um jardim de cristais no seu interior: com ampliação visual, pode-se ver várias especies de lindos tons lembrando um jardim.
Uma esmeralda completamente pura e sem incrustações é muito rara, encontrando-se em pequenas quantidades.
Cleópatra elegeu também a esmeralda, usada em Roma como pedra do amor grandiosos festejos a deusa Vénus, enfeitando-se com as belíssimas esmeraldas extraídas das famosas minas do alto Egito, hoje já esgotadas.
Também na Europa, na idade média, a esmeralda esteve ligada aos mais poderosos, sendo por vezes um símbolo do poder como é exemplo o excepcional anel de esmeraldas de Henrique II da Irlanda que distinguia como soberano.
São encontradas no: Zimbabwe, Brasil e Colômbia.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dicas: como usar seu Ba-guá

Nestas imagens, você também poderá identificar qual cor deve ser usada em cada área.



Para você usar o seu Ba-guá pegue a planta de sua casa, escritório ou cômodo, depois sobreponha o mapa octogonal à planta; verifique onde fica a porta de entrada e alinhe este com o lado onde está a área de trabalho.

Algumas dicas de simbologia, formas e objetos para serem utilizados nas áreas do Ba-guá que indicam:

Família e Saúde:
- plantas saudáveis
- porta retratos da família
- flores, jardins naturais ou pôsteres, pinturas ou colagens

Prosperidade - Abundância:
- sinos de vento
- objetos de arte, moedas, peças de valor
- água em movimento, fontes que simbolizam o fluxo abundante de dinheiro e prosperidade.

Sucesso - Fama: 
- diplomas, prêmios
- pôsteres, quadro, fotos e figuras de animais, luz do sol e celebridades


  Relacionamento - casamento

  Relacionamento - casamento :
- pôsteres, quadros, fotos que sugiram amor

- par de objetos como duas pessoas:namorados, corações, símbolos do amor



Criatividade - Filhos:

- brinquedos, bichos de pelúcia

- objetos como móveis, castiçais, porta retratos, jóias e lustres em metal
- coisas que estejam ligados às crianças e à criatividade.



Amigos e Viagens:

- pôsteres, quadros, fotos que sugiram amor
- par de objetos como duas pessoas:namorados, corações, símbolos do amor

Criatividade - Filhos:
- brinquedos, bichos de pelúcia
- objetos como móveis, castiçais, porta retratos, jóias e lustres em metal
- coisas que estejam ligados às crianças e à criatividade.

Amigos e Viagens: 
- imagens, fotos, quadros de guias espirituais, santos e anjos
- amigos, mentores na sua vida
- lugares especiais para onde você viajou ou para onde você deseja viajar
- amigos como professores, benfeitores, clientes e funcionários.

Carreira e trabalho:
- água: fontes, cascatas, cachoeiras, aquários
- objetos de arte que representem rios, oceanos, lagos cachoeira, etc........

Espiritualidade - Conhecimento e Sabedoria: 
- livros e materiais de estudo 
- fotos, quadros de montanhas e lugares calmos que inspirem meditação, contemplação ou repouso. 

O centro do Ba-guá - é considerado uma área neutra. Está relacionado ao elemento terra, que corresponde a cor amarela as pedras da terra.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

BOA SORTE!


Considerados objetos sagrados por religiosos, os patuás trazem sorte e boas energias para quem tem fé.

Os talismãs são objetos aos quais se atribui uma força mágica de atração, ou seja, da realização dos desejos de quem o usa. Já os amuletos são objetos aos quais se atribui uma força mágica de proteção para quem o usa.

Alguns exemplos de talismãs:

Para sorte no amor: coração, cupido,joaninha, borboleta...
Para sorte com dinheiro: moedas, manekinekô, pimenta, figa...
Para sorte em geral: trevo de quatro folhas, ferradura, sol...

E alguns exemplos de amuletos:

Contra inveja e mau-olhado: olho grego, pimenta, figa, sal grosso...
Proteção espiritual: estrela, mão de Deus, espada, cruz, anjos...

O poder de ambos, amuletos ou talismãs, está diretamente relacionado com a força do seu simbolismo e, principalmente, ao que representa a imagem em questão para você. Mas por via das duvidas os patuás são a melhor opção, este junta todos os tipos de amuletos e talismãs em um só. 

Boneca russa


MATRIOSHKA, MAMUSKA, BONECA RUSSA...
Conta a Lenda que um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noite seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.

Matrioshka simboliza a fertilidade feminina e abundancia. 
Pode ser usada também para contar a geração das primogênitas de uma família.

Totens


Para muitas pessoas, a idéia dos totens remete às imagens de rituais sagrados e cerimônias misteriosas. No entanto, mais do que objetos de adoração ou de rituais, os totens se referem a uma grande variedade de relações: ideológica, mística, emocional e genealógica. 
Ninguém sabe ao certo quando os primeiros totens foram criados. O que se sabe é que eles começaram como expressões artísticas dos índios americanos da costa noroeste do Pacífico, na América do Norte.Os arqueólogos também acreditam que, mesmo que os totens que conhecemos atualmente não tenham surgido até o fim do século 18, as imagens e histórias que eles representam já existiam há centenas (ou talvez milhares) de anos em objetos menores, como pentes e máscaras.

Quando os colonizadores europeus viram pela primeira vez os totens do século 18, ficaram um pouco assustados. Como os totens não se pareciam com nada que já haviam visto, os colonizadores nem imaginavam para que serviam aqueles estranhos objetos. Isso levantou muitos mitos sobre os totens. O capitão britânico, James Cook, os descreveu como “figuras monstruosas”. Mas os europeus, na verdade, ocasionaram um aumento na produção de totens. Eles tinham sofisticadas ferramentas de metal que facilitavam o trabalho dos entalhadores indígenas norte-americanos em peças de madeira maiores. Foram os europeus que rotularam essa forma artística com o nome “totem”.
O principal propósito do totem é contar uma história por meio de símbolos, tipicamente de animais e de pessoas. A enredo geralmente detalha a história e a riqueza da família que o pediu. Durante o processo de criação, o entalhador chefe geralmente vivia com a família anfitriã, algumas vezes durante vários meses. O entalhador chefe tinha muitos privilégios e o chefe da família anfitriã era responsável por garantir conforto e entretenimento durante a sua estadia. Se suas necessidades não fossem satisfeitas ou se ele não se sentisse respeitado, o entalhador podia usar seu poder para envergonhar quem pediu o totem (por exemplo, poderia retratá-lo nu).
 Algumas representações mais comuns dos totens, inclui o pássaro trovão mitológico, a águia e o urso pardo. Esses símbolos dos índios norte-americanos vêm de três reinos: céu, terra ou subaquático. Crenças populares dizem que muitos animais podem se transformar em outros seres, ou até mesmo em humanos. Algumas vezes, os índios norte-americanos usavam esses animais para representar um ancestral que eles acreditavam possuir habilidade de transformação. Ou incluíam um determinado animal simplesmente porque encontravam nele algum significado para suas vidas.

A seguir uma pequena amostra desses animais e suas interpretações.
Águia: muitos acreditam que a águia seja o animal mais útil, pois ela consegue voar mais alto que os outros pássaros. Ela é considerada extremamente inteligente e é capaz de notar problemas a distância, planando em grandes altitudes.
Pássaro trovão: essa é uma criatura mitológica com o poder de criar um relâmpago piscando o olho e de fazer trovejar ao bater as asas. O pássaro trovão também consegue ficar invisível e criar violentas rajadas de vento.
Urso: acredita-se que o urso ensine os nativos a colher frutas silvestres e a caçar o salmão selvagem. O urso também ajuda durante uma batalha.
Coruja: esse pássaro representa as almas dos falecidos.
Lobo: o lobo é considerado muito poderoso. Ele também representa os que cuidam dos doentes e necessitados.
Corvo: um dos símbolos mais usados no Alasca, junto com o lobo, o corvo é querido por seus artifícios. Apesar de ser acusado de corrupto e faminto, o corvo é o assunto de mais de 90 histórias.

Sapo: acredita-se que o sapo traga riqueza e grande fortuna.

MITO E VERDADE


Mito: os totens eram adorados pelos nativos e usados para afastar espíritos do mal.

Verdade: eles eram emblemas usados para contar histórias, não para propósitos religiosos ou místicos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...