sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Pedra do mês de Outubro - Opala



A Opala é a pedra do mês de Outubro e a do 14º aniversário de casamento. 
Plínio, um famoso escritor romano, afirmava que esta pedra foi feita das glórias da maioria das gemas, do suave fogo do Rubi, do abastado roxo da Ametista, do verde-mar da Esmeralda, brilhando em conjunto.
A opala pode ser branca, incolor, azul-leitosa, cinza, vermelha, amarela, verde, marrom e preta. Frequentemente muitas dessas cores podem ser vistas simultaneamente, em decorrência de interferência e difração da luz que passa por aberturas regularmente arranjadas dentro do microestructura do opala, fenômeno conhecido como jogo de cores. 
 Quando as esferas têm o mesmo tamanho e um diâmetro semelhante ao comprimento de onda das radiações da luz visível, ocorre difração da luz e surge o jogo de cores da opala nobre. Se as esferas variam de tamanho, não há difração e tem-se a opala comum.

A Austrália é a maior fonte produtora de opala no mundo, porém algumas variedades são encontradas em sua maioria no México e Mesoamérica, como a opala de fogo, geléia, água e terra comum.

Pedra do signo de Libra


As opalas são pedras conhecidas pela sua grande variedade de cores na mesma pedra. Seu jogo de cores varia segundo o ângulo em que se olha.

O nome OPALA é de origem sânscrita "upala" que quer dizer pedra preciosa.

Opalas de elevada qualidade chegam a ser mais valiosas que os diamantes.

Até o inicio deste século, as opalas mais nobres provinham da extremidade oriental da Tcheco - Eslováquia. Logo depois foram encontradas jazidas australianas, de boa qualidade. Existem jazidas também no Brasil, Guatemala, Honduras, Japão e EUA. Acredita-se que as opalas demoram aproximadamente 60 milhões de anos para se formar.

Curiosidades: a pedra opala é conhecida como a pedra portadora de boa fortuna e que sua presença trás amor em abundância e afasta os males. Os romanos acreditavam que a pedra era símbolo de esperança e pureza. A Mitologia diz que quando o universo foi terminado, Deus raspou todas as cores de sua paleta e criou a opala, uma pedra mística muito colorida.

Os árabes, no entanto, acreditavam que as opalas caíam do céu nos flashes dos relâmpagos e adquiriam assim sua cor maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...