Práticas e econômicas, as velas são um apontamento decorativo obrigatório em todas as casas, sendo os vários ambientes criados com elas facilmente renováveis, conforme a estação do ano ou o estado de espírito.
Confira dicas de como utilizar velas na decoração. Um charme!
Se quer uma decoração com velas com um impacto “uau”, apenas terá de colocar uma em cada degrau de um lance de escadas – dentro de porta-velas condizentes ou frascos distintos para poder acender sempre que quiser; ou simplesmente pousadas para um efeito puramente decorativo. Dependendo do espaço disponível, pode optar por velas de maior ou menor dimensão. Quando acesas, têm o mesmo efeito espetacular tanto no interior como no exterior da casa.
Se há local da casa que pede velas na sua decoração, é na lareira! Quer estejam colocadas sobre a mesma num bonito tabuleiro, em castiçais ou dentro de copos de vidro; quer estejam a preencher a própria abertura da lareira (caso não a utilize ou seja Verão) ou encostadas a um lado da mesma (caso costuma acendê-la). Brinque com um conjunto de velas em cores e tamanhos distintos.
Uma decoração de mesa não está completa se não tiver velas. A versatilidade das velas permite que estas sejam incorporadas das maneiras mais diversas e criativas, em centros de mesa dignos de qualquer decorador profissional: basta juntar um grupo de velas de diversos tamanhos (da mesma cor ou em tons monocromáticos) e dispor num tabuleiro ou colocar dentro de um cesto; exibir uma fila de tealights de uma ponta da mesa à outra é casual, mas elegante; num prato com vários andares a exibição de velas torna-se realmente apetitosa, assim como um conjunto de pequenas velas a flutuar numa taça com água e algumas flores.
É só escolher e iluminar!
Uma das atuais tendências em decoração de interiores é a exposição, dentro de casa, de gaiolas de pássaro vintage e vazias. Para conseguir um visual muito chic, preencha a gaiola com algumas velas. De dia a gaiola será objecto de curiosidade e conversa, de noite será uma agradável companhia.
Haverá algo mais charmoso do que lanternas iluminadas por velas e estrategicamente colocadas sobre os peitoris das janelas, por dentro ou por fora de casa? Usar lanternas para exibir e acender velas é ainda uma forma segura de as ter espalhadas um pouco por toda a casa.
Os candelabros e castiçais são peças de decoração elegantes e intemporais. Como nunca saem de moda, está na hora de dar uso aos seus: coloque-os em locais inesperados como na mesa do hall de entrada, na cozinha ou pousados no chão da sala de jantar.
Uma combinação perfeita, as velas e os vidros são um must de qualquer decoração: jarras, vasos e copos pouco usados podem sair dos armários para abrigar velas e serem dispersos por toda a casa. Guarde frascos de conservas, compotas e iogurtes para velas pequenas; e garrafas estreitas para velas compridas. Misture e agrupe vidros, formatos, tamanhos e cores diferentes para uma decoração com velas para lá do original.
As velas são um objecto tão neutro e natural que parecem criação da Mãe Natureza e daí o facto de condizerem tão bem com pedras, areia, conchas, folhas, galhos, pinhas e outros elementos facilmente apanhados ao ar livre. Depois, basta juntar tudo numa simples jarra, taça ou frasco de vidro e dispor.
Tem um conjunto de velas semelhantes, numa cor básica e quer dispô-las com alguma criatividade mas não sabe como? Junte um grupo de copos iguais e cubra-os com papel decorativo, usando fita-cola dupla face; adicione laços, brilhantes, lantejoulas, botões, pedras, folhas ou outros adornos. Renove sempre que quiser.
Hoje em dia existem velas de todas as cores, padrões e aromas, por isso, não há motivo para uma decoração com velas monótona. Adapte as tonalidades das velas à paleta de cores do ambiente em questão – tons quentes para aquecer, tons frios para refrescar. Chame a atenção com padrões ousados ou elegantes, dando às velas o protagonismo principal num espaço mais neutro ou minimalista.
Os aroma também podem fazer parte da decoração, adeqúe as velas perfumadas à época do ano em vigor – por exemplo, maçã e canela para o Inverno; lima e limão para o Verão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário