domingo, 16 de setembro de 2012

A Cultura muçulmana e sua religião

A cultura muçulmana é muito vasta e rica de detalhes, ela costuma nos despertar tanto interesse que postamos aqui, um resumo das principais curiosidades que temos e que envolvem a cultura muçulmana.

A caligrafia


O Islã considera a palavra escrita o meio por excelência da revelação divina. Por essa razão, a arte caligráfica se desenvolveu de forma rica e complexa, empregando uma ampla variedade de elegantes caracteres cursivos. A caligrafia era usada também como 
importante elemento decorativo na arquitetura e em peças utilitárias.

A religião

A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. Assim como as religiões cristãs, a religião muçulmana é monoteísta, ou seja, crê na existência de apenas um deus, Alá (palavra para designar Deus em árabe). 



O alcorão

Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão. Foi fundada na região da atual Arábia Saudita.


O Alcorão ou Corão é um livro sagrado que reúne as revelações que o profeta Maomé recebeu do anjo Gabriel. Este livro é dividido em 114 capítulos(suras). Entre tantos ensinamentos contidos, destacam-se: onipotência de Deus (Alá), importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. O Alcorão também registra tradições religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristão.Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos os mortos.

A arquitetura


A arquitetura islâmica se expressa através da construção de mesquitas, madrasas (escolas religiosas), locais de retiro espiritual e túmulos. As técnicas variam de acordo com as etapas históricas e os territórios onde se desenvolvem. No centro do mundo árabe as mesquitas seguem todas o mesmo padrão – um átrio, uma sala para orações -, mas possuem decoração e formas diversificadas.


Os tapetes e tecidos desempenharam um papel essencial na cultura islâmica. Na época em que prevaleceu o nomadismo, as tendas eram decoradas com estas peças. À medida que os muçulmanos se tornaram sedentários, sedas, brocados e tapetes ganharam status de decoração em palácios e castelos, bem como nas mesquitas, nas quais os crentes ajoelham-se sobre tapetes, pois não devem ficar em contato com a terra. 

As vestimentas


A definição de “hijab” ou véu islâmico seria a cobertura de todo o corpo da mulher com exceção do rosto e das mãos. Existem duas correntes básicas com relação ao tipo adequado de "hijab" e se baseiam em interpretações diferentes do significado da palavra árabe "jalabib", plural de "jilbab" no versículo corânico referente ao uso do "hijab".

"Ó Profeta, dize a tuas esposas, a tuas filhas e às mulheres dos crentes que (quando saírem) se cubram com suas "jalabib", ..."

Deve-se saber que o hijab não deve ser nada espalhafatoso nem ser exageradamente colorido ou exageradamente estampado pois ele é símbolo de modéstia.



O nome dessa veste feminina que cobre todo o corpo, o rosto e os olhos é Burca ou Burqa. 
Apesar de dividir opiniões no mundo todo, a Burca é defendida por muitos muçulmanos que acreditam que o livro sagrado islâmico, o Alcorão, e outras fontes de estudos, como Hadith e Sunnah, exigem a homens e mulheres que se vistam e comportem modestamente em público.

Objetos tradicionais


O Narguilé é popular entre os jovens e idosos, homens e mulheres. 
O narguile simboliza a hospitalidade, serenidade e a harmonia. 
Por isso é algo a ser fumado em grupos. 
Os fumantes de narguilé fumam em grupos para poderem conversar entre si.



A cerâmica constituiu a mais importante das primeiras artes decorativas dos muçulmanos. Na decoração da louça de barro esmaltado, a maior contribuição islâmica para a cerâmica, empregam-se compostos metálicos nos esmaltes, que, quando queimados, transformam-se em películas metálicas iridescentes.


O vidro, os tecidos, o artesanato em metal ou madeira tiveram importância fundamental na cultura islâmica. Além disso, objetos utilitários de bronze e latão eram incrustados com prata e cobre e decorados com desenhos complexos.

A dança


A dança do ventre sempre foi uma celebração à vida. Os seus movimentos são inspirados nos animais, como camelos e cobras; nos quatro elementos, terra, fogo, água e ar; e em toda a natureza. A mulher, que é a intérprete desta arte milenar, deve transmiti-la com amor e respeito.
A dança pode ser feita utilizando-se instrumentos como espada, véu, snujs (como castanholas de metal), punhal, candelabro, jarro, taças etc. As mulheres muçulmanas costumam usar a dança para seduzir seus maridos.
Ilustração


A ilustração de manuscritos também se tornou uma arte bastante respeitada. 

A Pintura 


As pinturas feita de henna na mão das noivas são traços típicos dos costumes muçulmanos.

Costumes - O casamento 


As cerimonias religiosas de casamentos muçulmanos costumam durar 7 dias.
Tendo, desta forma, muitas etapas e uma das principais é a preparação da noiva.
Uma das etapas que envolvem a preparação da noiva para o casamento é que ela deve ser previamente envolvida numa massagem feita com uma pasta à base de açafrão. Isto acontece na casa da noiva, um a dois dias antes do casamento. A pasta é feita à base de açafrão, sândalo e óleo de jasmim, providenciado pela família do noivo.
A noiva também é “tatuada” com henna. Porem, somente as mulheres solteiras podem aplicar henna na noiva. As tatuagens de henna são feitas nas suas mãos e pés. Depois desta cerimônia a noiva não sai de casa até ao dia do casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...