quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Barong- O protetor da ilha de Bali


Barong é a representação do Deus protetor da ilha de Bali, Indonésia, e está relacionado às forças do bem. A carranca, representada pela figura de um animal com grandes dentes pontudos, enormes olhos saltados e o corpo coberto de pêlo serve de amuleto para afugentar os maus espíritos e, também, mostrar as manifestações culturais de uma região. 
Muitas pessoas costumam confundi-los com mascaras, que muitas vezes costumam ser abstratas, ou com simbologias diversificadas de acordo com o seu lugar de origem e sua pintura. Por isso hoje estamos aqui para explicar pra vocês a diferença entre estas peças.

Em Bali, cada região possui um Deus protetor próprio, e os Barongs podem ser esculpidos na forma de cinco animais, o javali, o tigre, o dragão ou serpente e o leão, mais conhecido e tradicional entre eles.


Na região de Ubud (local que concentra os artesãos da Ilha), a entidade é lembrada e consagrada durante as performances sagradas que envolvem, muitas vezes, comunidades balinesas inteiras reproduzindo combate eterno entre o Deus Barong e a bruxa Rangda. Na dança o Barong aparece para resgatar o controle da magia da bruxa e restaurar a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...